15.8.05

BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro)



São várias centenas de bicicletas, trinta e nove parques e várias pistas para o uso exclusivo da bicicleta.

Trata-se de um projecto da Câmara Municipal de Aveiro, que desde 1 de Abril de 2000 de forma efectiva e com o seu período experimental realizado, tem vindo a proporcionar aos aveirenses e a todos os visitantes desta cidade uma forma gratuita, ecológica e saúdavel de se deslocarem dentro da mesma.
Este sistema para um bom funcionamento apela ao espírito cívico dos cidadãos, o facto de usarmos um veículo comunitário, isto é, que não é só do ciclista que a usa num determinado momento pode fazer com que as pesssoas menos bem formadas lhe possam dar mau uso danificando-a, ou mesmo ficar com ela. Todos temos de pensar em termos de comunidade e deixarmos o espírito de propriedade privada de lado ao pedalarmos nestas BUGAS, usando-as como se fossem nossas, mas partilhando-as porque são de todos.
Quanto à BUGA propriamente dita, trata-se de uma bicicleta rígida com três velocidades, fabricada na região. É uma bicicleta de fácil utilização mesmo para quem não está habituad@ a usar mudanças, a sua simplicidade também joga a seu favor no caso de manutenção e robustez da própria. Estes factores são muito importantes se tomarmos em conta que é uma bicicleta para tod@s, tem de ser resisistente e simples de usar.
São bicicletas que não exigem uma preparação física especial a quem as utiliza, poia a geometria destas obriga a que as costas permaneçam direitas. A aproximação do guiador ao selim e a altura do mesmo permitem que a posição dotronco seja perpendicular ao solo, permitindo uma posição mais descontraída sem que seja necessário a aproximação dos ombros ou a inclinação do tronco para alcançar o guiador.
O seu desing que poderíamos dizer diferente, no mínimo, faz que seja de imediato reconhecida, este facto faz com que seja mais uma razão para dissuadir o roubo.
Para tornar a utilização das bicicletas a escolha em detrimento do automóvel, existem 33 parques espalhados pela cidade não só junto a cinemas e centros comerciais, mas também junto de estações de correios, repartições de finanças e conservatórias, escolas e universidades, estação de comboios, etc.. Assim por exemplo, 0 cidadão para ir colocar uma carta ao correio tem um parque para a bicicleta.
As ciclovias estão um pouco por todo o lado, evitando-se assim conflitos com peões e automobilistas.
Alguns troços fazem das ciclovias uma excelente forma de conhecer as partes mais bonitas da cidade.
Para começar a pedalar basta uma moeda de um euro, na ranhura própria situad na traseira da bicicleta, desengatando-a de seguida. Pode andar dentro dos limites da cidade (assinalados por placas indicando fim da área BUGA).
Deve ter também em atenção estas regras:
1- Em caso algum pode reter BUGAs fora dos parques próprios.
2- Cumprir as regras de trânsito e a sinalização específica do sistema.
3- Usar as pistas sempre onde estas existirem.
4- Não circular depois das 21 horas.
5- Proibida a utilização a menores de 16 anos, excepto se acompanhados.
6- Não danificar o material e chamar imediatamente a Assistência em caso de avaria ou furo. A assistência às BUGAs é feita por um furgão e dois ciclomotores.
também estão disponíveis BUGAs equipadas com cadeirinhas para bebés que poderá levantar na loja BUGA devidamente preparada ser-lhe-á cedido um capacete para criança
Esta loja encontra-se no centro da cidade, junto ao Fórum, além de cadeiras poderá obter informações úteis, mapas, em uma série de artigos relacionados com as BUGAS.
Linha BUGA: 967050441.
Adere à distrital da "PLANETA AZUL associação ecológica alternativa. Aveiro"
Grupo de diálogo e activismo:
Mais informações em: